Ásia: Aspectos Naturais

Introdução 
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.
   
Informações importantes sobre a Ásia:  
- A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
- É também o
continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
 
O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas: 
- Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
- Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões
quentes e secos e invernos com muita chuva.
- Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso. 


Aspectos Naturais
Devido à extensão do continente e às altas cadeias montanhosas que impedem a passagem do ar frio do norte em direção ao sul e do ar quente das correntes marítimas do sul em direção ao norte, a Ásia apresenta um clima bastante variado com regiões desérticas (Deserto de Gobi e do Tibet) na parte central do continente e nas penínsulas Iraniana e Arábica. Enquanto que, nos locais de grande altitude o clima é bastante frio como, por exemplo, as Cordilheiras do Himalaia onde a temperatura chega a até -30ºC. Entretanto, o clima característico na região é o clima de monções, ventos periódicos que atingem o continente devido às variações de pressão atmosférica entre este e o mar.

O relevo asiático também é bastante variado. Lá se encontra a maior depressão do mundo: o Mar Morto está a 392m abaixo do nível do mar, e o ponto mais alto: o Monte Everest com 8.848m. O continente também se caracteriza pelas inúmeras penínsulas e planaltos como as penínsulas da Coréia, do Decã, na Índia e a Península Arábica que compreende a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, Catar, Berlim, Omã e o Iêmen.

Os principais planaltos são: o Planalto do Pamir (a mais de 4.000m), o Planalto do Tibet, da Mongólia, do Decã (parte central da Península do Decã) e Planalto Central Siberiano.

Entretanto, podemos dizer que as regiões mais importantes do continente asiático são as planícies, pois é justamente nelas onde surgiram as primeiras civilizações do continente, como, por exemplo, as Planícies Mesopotâmica e Indo-gangética.

É nelas também onde encontramos os principais rios da região: o Rio Amarelo e o Rio Azul, na Planície da China, o Rio Ganges e o Rio Indo na Planície Indo-gangética. A Planície Siberiana se destaca pelos rios que permanecem congelados na maior parte do ano. Já a Planície do Mekong se caracteriza pelas culturas de arroz, o principal alimento da região.

A vegetação do continente também varia bastante por causa do clima e do relevo. As principais são a Taiga, Tundra, Taiga Siberiana, Estepes, Pradarias, Savanas e as Florestas equatoriais e tropicais nas regiões próximas ao Equador e subtropical e temperada nas regiões da Coréia (do Norte e do Sul) e no Japão

12 comentários:

ANGAR disse...

olha só o ultimo exercicio que fizemos..
forte abraço...

3. Leia a frase:
“Se o Iraque produzisse rabanetes, em vez de petróleo, a quem ocorreria invadir esse país?”
Eduardo Galeano, citado por Roberto Pompeu de Toledo. Canto de passarinho numa hora dessa? Revista Veja. São Paulo, 26 mar. 2003.

a) A que invasão o autor se refere?
b) Qual o motivo alegado pelo invasor para realizar essa violação da soberania nacional?
c) Que outros motivos, não apontados pelo invasor, poderiam motivar a invasão do Iraque?

RESPOSTA 3.
a) À invasão do Iraque pelas forças angloamericanas em 2003.
b) Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido alegaram que o Iraque estava armazenando grande quantidade de armas de destruição em massa (atômicas, bacteriológicas, etc.) e por isso colocava em risco a segurança mundial. Tal fato nunca foi comprovado.
c) Como afirma Eduardo Galeano, o motivo é o interesse pelo controle da segunda maior reserva de petróleo do mundo, já que as relações dos Estados Unidos com a Arábia Saudita (1ª- mundial em reservas) não estão satisfatórias.

Anônimo disse...

tudo que envolve geografia é um porre...estudo isso porque preciso...ainda mais essa coisa que envolve a Ásia , não dá pra falar mais do brasil em vez de outro país não.?

Anônimo disse...

estudar isso até da sono

Anônimo disse...

e vdd da muito sono

Anônimo disse...

zzzzzzzzzz

Anônimo disse...

Eu achei o site muito legal ! Apesar de ser meio ruim estudar geografia.. Mas eu adorei as informações. Obrigado !!

Anônimo disse...

Eu também achei supeper legaaaaal !!

Felipe Cava disse...

estudar geografia e um lixo .......'

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzz que bostinha

Anônimo disse...

aff q lixo

Anônimo disse...

Vao estudar seus moles

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes