Exercícios de Revisão

PARA ESTUDAR TEMAS GEOGRÁFICOS

1. Existem duas formas de divisão do continente americano: uma política e a outra geográfica.

a) Em qual delas se encontra a América Latina?
b) Qual é o critério utilizado para essa divisão?
RESPOSTA ESPERADA
a) A América Latina se encontra na divisão política/cultural. Nessa forma de divisão ainda temos a América Anglo- Saxônica.
b) O critério utilizado é a forma de colonização. A América Latina foi organizada como colônia de exploração. 

2. Uma das características da Nova Ordem Internacional é o aumento do número de miseráveis no mundo. Não há dúvidas que o problema do subdesenvolvimento é grave e crescente, pois nas últimas décadas a renda concentrou-se ainda mais nos países desenvolvidos, que têm uma parcela decrescente da população mundial. Observe a evolução da parcela de miseráveis na América Latina:Analisando os dados, responda:
a) Que fatores podem ter contribuído para o aumento da população de baixa renda, mostrado no gráfico?

b) Que medidas poderiam ser tomadas para estagnar ou até reverter esse processo?

RESPOSTA ESPERADA:

a) O aumento da parcela de população vivendo com menos de US$ 1 ao dia é conseqüência direta da má distribuição de renda. Isso se relaciona à concentração das propriedades rurais, ao êxodo rural, ao aumento acelerado da população urbana e ao desemprego, entre outros fatores.
b) A redução da parcela de miseráveis é um processo muito difícil, que envolve mudanças políticas e econômicas profundas, tais como redistribuição de terras (reforma agrária), construção de moradias populares (com adequada infra-estrutura), maior oferta de trabalho, programas de inclusão social, eliminação do analfabetismo, fim da impunidade para os desvios de dinheiro público, etc.

3. Analise os indicadores sociais de alguns países da América Latina:
a)Explique o que é expectativa de vida.
b) Discuta porque Chile e Haiti apresentam expectativas de vida tão diferentes.
c) Como você analisa o caso do Brasil, dentro desse quadro?
RESPOSTA ESPERADA
a)Expectativa de vida é a idade média da população de um país, ou seja, quantos anos cada pessoa vive.
b)Haiti é um país da América Central, um dos países mais pobres. Recentemente abalado por um terremoto de proporções gigantescas está aos poucos reconstruindo suas estruturas. De acordo com os dados da tabela, a expectativa de vida no ano de 2006 era de apenas 60 anos, a mais baixa dentre os países apresentados. Já no Chile a situação é o oposto. A expectativa de vida é a maior, com 78 anos. Seguida pelo México (76) e Argentina (75).
c) O Brasil apresenta uma situação intermediária. Sua expectativa de vida, em 2006 era de 72 anos. Países como Chile, Argentina e México apresentam condições de vida melhores que a do Brasil. Existe aí um grande paradoxo, pois o Brasil é o país com a maior economia entre os países analisados, mas a distribuição de renda está entre as piores do mundo, piorando assim a qualidade de vida de grande parte dos brasileiros.

1 comentários:

Brasil mix disse...

mais cade as respostas?

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes