América Latina - Aspectos Naturais

América Latina localiza-se totalmente no hemisfério ocidental, sendo atravessada pelo Trópico de Câncer, que corta a parte central do México; pelo Equador, que passa pelo Brasil, Colômbia, Equador e toca o norte do Peru; e pelo Trópico de Capricórnio, que atravessa o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile.

A América Latina distribui-se de maneira irregular pelos hemisférios norte e sul, pois a maior parte de suas terras estende-se ao sul do Equador.

As terras da América Latina, em sua quase totalidade, localizam-se na zona climática intertropical; uma pequena parte situa-se na zona temperada do norte e uma área bem maior está localizada na zona temperada do sul.

A América Latina, em qualquer latitude, apresenta de oeste para leste, a mesma seqüência de formas do relevo.
Assim, as principais unidades do relevo latino-americano são:
Planícies costeiras: junto ao oceano Pacífico, que se apresentam bastante estreitas.

Altas cordilheiras: formadas durante o período terciário, no qual ocorreu intenso tectonismo, com o posterior dobramento das camadas de rochas, o que provocou o aparecimento de cordilheiras.Apresentando altitudes superiores a 5 mil metros e picos geralmente cobertos por neve, as altas cordilheiras da América Latina resultaram ainda de outras manifestações tectônicas, como terremotos, e da ação de vários vulcões, alguns dos quais prontos para entrar em atividade.

Extensas planícies fluviais: na América do Sul (Amazônica, do rio Orinoco, do rio Magdalena, Platina, do Pantanal ou Chaco, etc.), situadas entre as cordilheiras do oeste e os planaltos do leste.

Planaltos desgastados: na parte leste da América do Sul, cujas altitudes são baixas, raramente ultrapassando 2 mil metros. Isso ocorre porque o relevo dessa área é constituído por rochas muito antigas, bastante desgastadas pela erosão e que não apresentam manifestações tectônicas.

A maior parte da cobertura vegetal que revestia a América Latina até o século XVI já não existe mais. A vegetação somente foi preservada nos locais de pequeno interesse econômico ou em áreas de relevo abrupto. Mas, mesmo assim, é muito fácil reconstituir a formação vegetal primitiva, uma vez que ela era resultado do clima e do tipo de solo em que se desenvolveu. Assim, é possível identificar na região:
A Floresta Amazônica, a mais rica e diversa floresta tropical do mundo.

    Vegetação de clima equatorial: florestas da Amazônia e de parte da América Central. São florestas emaranhadas, formadas por árvores de diversas alturas, de folhas largas, recobertas e circundadas por uma infinidade de trepadeiras e formações vegetais variadas, de tal maneira densa que até mesmo a luz do Sol tem dificuldade em atravessá-las.

    Vegetação de clima tropical: florestas ou savanas, na maior parte da América Central e nas partes norte e central da América do Sul. As áreas mais úmidas são recobertas por densas e emaranhadas florestas nas regiões menos úmidas, ganha destaque a savana, constituída por árvores baixas e arbustos associados a uma vegetação rasteira, como o cerrado no Brasil, os Llanos na Venezuela e o Chaco na Argentina e no Paraguai. Nas áreas de clima tropical semiárido aparece uma vegetação ainda mais rarefeita, como é o caso da caatinga brasileira.

    Vegetação de clima temperado: florestas temperadas ou subtropicais e pampas na Argentina, no Uruguai, Chile e sul do Brasil. As primeiras são matas de pinheiros, geralmente associados a outras espécies; os pampas constituem uma área de vegetação rasteira, excelentes pastagens naturais.

    Vegetação de clima frio: coníferas no sul da Argentina e do Chile. Trata-se de uma formação florestal arbórea, com plantas que apresentam folhas muito duras e pontiagudas (aciculifoliadas).

    Vegetação de altas montanhas: Nos Andes, a vegetação apresenta variações devido às elevadas altitudes, que ocasionam temperaturas mais baixas e pluviosidade reduzida.

    Vegetação de clima desértico: Constituída principalmente por espécies arbustivas e xerófilas, caracteriza-se por ser uma formação vegetal muito esparsa. As punas do deserto de Atacama, no Chile e no Peru, sobressaem dentre as demais formações desérticas da América Latina, pois a altitude do relevo faz de sua área de ocorrência um deserto frio.
Clima
(Clique aqui para ver o mapa climático)

O clima de qualquer região depende de muitos fatores: latitude, altitude e disposição do relevo, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, etc. Uma menor ou maior latitude indica se uma área está mais próxima ou mais distante do Equador e, conseqüentemente, se é mais ou menos quente. Além disso, em função do relevo, essa área pode apresentar, conforme a altitude, diferentes faixas de temperatura.

Com base nisso, não é difícil deduzir que em quase toda a América Latina predominam altas temperaturas e que estas vão se reduzindo em direção ao Pólo Sul. Por isso, a parte meridional da América Latina, chamada de Cone Sul, é uma região de verões amenos e invernos frios.

Devido à sua alongada disposição norte-sul, que faz o território americano situar-se em diferentes latitudes, ele apresenta grande diversificação climática.

Na América Latina destacam-se os climas tropicais, úmidos ou secos, aparecendo, em alguns pontos, o tropical de altitude. Em meio a essa vasta extensão tropical, existe um trecho de clima equatorial, também muito amplo, marcado por reduzida amplitude térmica, elevadas temperaturas e chuvas constantes.

22 comentários:

Anônimo disse...

massa!!
gostei mi ajudou para a prova de geografia!!
obrigada!!

Anônimo disse...

eu queria a colonização, aspectos culturais, economia e mercosu l.
eu ñ consegui muito bem o que queria mas me agudou a entender um pouco.
se eu precisar de alguma coisa de geografia em primeira opção eu corro até aqui para mais informação.

obrigada pela sua atenção.

Anônimo disse...

gostei um pouco do texto vai me ajudar bastante no trabalho de geografia

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

hum

Anônimo disse...

Amei,me ajudou mt a fazer o meu trabalho

Anônimo disse...

Achei legal, porém só ficou faltando a fauna da America Latina.

Anônimo disse...

muito bom!

Anônimo disse...

Ajudou Bastante

Anônimo disse...

aham aham ta ta ta ta

Anônimo disse...

Gostei do texto, ele é bem detalhado,me ajudou muito no meu trabalho de Geografia, obrigado ^^

Unknown disse...

Gostei muito do texto bem detalhado.Vai me ajudar muito na prova de
GEOGRAFIA que é amanhã

Anônimo disse...

a minha é segunda

Anônimo disse...

Deveria aprender a escrever, isso sim.

Anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anonimo disse...

text very old

Anônimo disse...

poderia atualizar o texto

Anônimo disse...

ao ao ao,passou um aviao e nele tava escrito q vc eh sapatao

Unknown disse...

Está me ajudando muito para o trabalho de geográfica obr😘😍❤

Yasmin disse...

Ótimo!!

Silvio Santos disse...

márroeeeee este testo e muito bom Márroeeeeeeeee

Unknown disse...

Paz e amor jovem raiva para que

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes